Em Cabo Verde, e de acordo com o mais recente inventário nacional de emissões de gases com efeito de estufa, estima-se que o transporte terrestre seja responsável por cerca de 20% das emissões totais.
Grande parte destas emissões poderia ser evitada se se adotassem medidas que promovessem a mobilidade suave para percorrer curtas distâncias.
A mobilidade suave define-se como a mobilidade ativa ou movida a energia humana. As formas de mobilidade suave incluem caminhar, andar de bicicleta, andar de skate, correr e andar de patins. Mas, em alguns contextos, os termos também podem referir-se a todos os meios de transporte amigos do ambiente, como as trotinetes elétricas, as bicicletas elétricas e os carros elétricos.
Há muitas vantagens na mobilidade suave. A atividade física que lhe está associada melhora a saúde e reduz as taxas de obesidade e diabetes. Também funciona como uma ótima alternativa aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Isto significa que a escolha da mobilidade suave ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Além disso, reduz o volume de tráfego, resultando em menos engarrafamentos, maior segurança e em centros urbanos mais calmos e com mais espaço para a circulação de pessoas.