Mais de 25% da população residente em Cabo Verde encontra-se em idade escolar. São acima de 130 mil alunos e mais de 8 mil professores.
As mudanças climáticas colocam riscos a todos os setores da sociedade, mas as crianças são unanimemente reconhecidas como um dos grupos mais vulneráveis.
Mais que isso, o próprio ambiente escolar pode não estar preparado para os impactos das mudanças climáticas, nomeadamente os eventos extremos, como as secas, inundações… e que acabam por poder ser um fator acelerador de insucesso, absentismo e até de abandono escolar.
Se tivermos uma escola mais consciente das causas e consequências das mudanças climáticas, podemos identificar e implementar as medidas que estão ao nosso alcance para proteger as nossas crianças e alunos, professores e famílias. Para além do que estiver ao nosso alcance, poderemos influenciar a política e a tomada de decisão.
Trabalhar com o setor da educação, e na consciencialização da comunidade escolar é incontornável se queremos ser eficazes na ação climática.