O efeito de estufa é um processo natural que envolve a retenção de calor perto da superfície da Terra por certos gases conhecidos como gases com efeito de estufa. Estes gases ajudam a manter a temperatura da Terra mais elevada do que aquela que seria sem eles.
Estes gases com efeito de estufa existem naturalmente na atmosfera da Terra, contribuindo para as suas condições “perfeitas” para que a vida floresça – nem demasiado quente nem demasiado fria. No entanto, ao longo do último século, as actividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis, libertaram quantidades significativas de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa. Tal perturbou o equilíbrio energético da Terra, resultando numa acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera e nos oceanos e num consequente aumento das temperaturas.
Vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO2), azoto (N2O), metano (CH4) e ozono (O3) são os principais GEE na atmosfera terrestre. Mais, há também um conjunto amplo de outros GEE produzidos pelo ser humano, como os halocarbonos e outras substâncias que contêm cloro e bromo, tratados sob o Protocolo de Montreal.
Efeito de Estufa
Sources
NASA. (n.d.). FAQ: What is the greenhouse effect?. NASA.
https://climate.nasa.gov/faq/19/what-is-the-greenhouse-effect/