A 07 de abril teve início, na cidade da Ribeira Brava, na Ilha de S. Nicolau, uma importante ação de formação e capacitação dos Bombeiros Municipais da Ilha, com foco no combate ao incêndio urbano e florestal, desencarceramento, primeiros socorros, resgate em montanha, condução e manobras de veículos de emergência, bem como na aplicação na aplicação do sistema do comando de incidentes.
A formação, que decorrerá até ao dia 16 de maio, conta com um total de 19 bombeiros e abordará os fundamentos teóricos sobre o comportamento do fogo até as técnicas práticas de extinção, com ênfase em procedimentos operacionais, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI) e estratégias de evacuação.
Este reforço de capacidades local resulta de um Acordo de Parceria Operacional (APO) entre o Serviço Nacional da Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) e a Cooperação Luxemburguesa, no âmbito do Programa de Ação Climática. A parceria tem como o principal objetivo reforçar a resposta local ao combate de incêndios, com ênfase na proteção do Parque Natural do Monte Gordo, uma área de alta sensibilidade ecológica e rica em biodiversidade, incluindo espécies endémicas e ameaçadas de extinção.
Apesar do microclima fresco, o parque enfrenta vulnerabilidade crescente devido ao aumento das temperaturas, tornando-se suscetível a incêndios que podem ter consequências devastadoras para o ecossistema, culminando com a perda da biodiversidade local.
O plano inclui ações de sensibilização às comunidades vizinhas ao Parque Natural do Monte Gordo, será também contemplada com ações de formação básica na prevenção de incêndios, técnicas de primeiros-socorros, criando comunidades resilientes e envolvidas na prevenção de incêndios e na consequente proteção florestal.
Com a capacitação e formação dos Bombeiros, a Ilha de S. Nicolau ficará dotada de técnicos aptos a dar resposta às emergências, criando uma linguagem única e comum às corporações. efetiva da juventude nos processos de transparência climática.










Autoria
Victoria Veríssimo
Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros