Manuais atividade – Semana Cívica 2025/2026 – Cidadania e Ação Climática

Foram preparados 4 manuais de atividades e que incluem:

1_AGORA em festa_Manual participação dos professores: dedicado aos professores, propõe que possam partilhar os resultados das atividades que promoveu no âmbito do tema através de uma notícia curta sobre a atividade da escola e de uma árvore de palavras criada por cada turma, com as palavras que melhor representam o que sentiram, pensaram e aprenderam face à cidadania e ação climática. No documento, são apresentadas orientações para a escrita da notícia, a elaboração da árvore de palavras e o regulamento para a seleção das notícias que serão publicadas no Portal do Clima, com vista à valorização do papel das escolas e dos professores na construção de uma sociedade mais consciente, resiliente e mobilizada face às mudanças climáticas.

2_AGORA em festa_Manual atividades até 7 anos: as atividades sugeridas são focadas na expressão plástica, reutilizando materiais facilmente acessíveis, na expressão corporal, através da dança ou na realização de uma marcha climática. No primeiro caso, propõe-se também um concurso de cartazes e frases, sendo apresentado o regulamento para o mesmo.

3_AGORA em festa_Manual atividades 8 aos 15 anos: para esta faixa etária, sugere-se que as atividades se centrem na criação de poesia, na representação teatral ou na elaboração de banda desenhada. No que respeita ao teatro, são incluídos no manual excertos dos mesmos são incluídos no manual excertos dos guiões anteriormente produzidos, para referência. Para a banda desenhada, é incluído o regulamento do concurso.

4_AGORA em festa_Manual atividades 16 aos 18 anos: para esta faixa etária, do ensino secundário, propõe-se utilizar como ferramenta de mobilização dos alunos o movimento spoken word & slam. As spoken word (poesia falada) é uma forma de expressão artística que combina poesia, performance e ativismo. A slam poetry(ou apenas “slam”) é a vertente mais performativa e, por vezes, competitiva deste género: o texto é original, recitado num tempo limitado, com interação com o público e, muitas vezes, com júri. A prioridade é a mensagem e a entrega, e não a forma clássica da poesia. Em Cabo Verde, o movimento tem vindo a ganhar força nas escolas e espaços culturais, com jovens artistas a usarem estas linguagens para falar de identidade, justiça, direitos humanos e, cada vez mais, de crise climática.

Documents

Entidades envolvidas

Partilhar