Existe em Cabo Verde desde agosto de 2023 um Programa de Comunicação Climática que visa aumentar o conhecimento sobre a ação climática. Uma das ações previstas consiste na publicação de podcasts nos quais personalidades de renome da sociedade cabo-verdiana e convidados internacionais se juntam a Jailson Tuber para discutir assuntos relacionados com clima e a atualidade e como podemos agir para ter um presente e um futuro mais amigos do clima. Existem 20 episódios dedicados a cultura, liderança juvenil, proteção social e migrações, economia azul, inovação, tecnologia, saúde humana, redução do risco, conservação da biodiversidade, água e outros. Oiçam, vejam e aprendam.
Com base nos resultados do primeiro inquérito sobre perceção climática, conduzido em 2023 a mais de 600 agregados familiares nas ilhas habitadas de Cabo Verde pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) com o apoio da Cooperação Luxemburguesa, verifica-se que o nível de conhecimento sobre as mudanças climáticas ainda é muito baixo, situando-se apenas nos 19% dos inquiridos.
Para fazer face a esta constatação, foi elaborado e aprovado em Conselho de Ministros em agosto de 2023, um plano de comunicação climática que visa o aumento dessa mesma literacia para níveis de 50% de perceção climática, com dez medidas que incluem, por exemplo, a criação do Portal do Clima, o apoio à educação em iniciativas como a semana cívica, a publicação do webinar e da agenda do professor – com sugestões de atividades que podem ser realizadas ao longo do ano, do Parlamento InfantoJuvenil sobre direitos da criança e ação climática e da Academia InfantoJuvenil para a ação climática, entre outras.
Pra além sessas, uma das atividades que pauta o plano de comunicação é a publicação periódica de podcasts sobre a interseção de temas da atualidade com a ação climática.
O quinto número da newsletter ação climática agora versa-se então sobre temas de alguns desses podcasts, como a meteorologia e a climatologia, a liderança juvenil e a saúde humana.
Assim, convidamo-los a assistir aos episódios que já estão publicados e que contam, por exemplo, com Sandra Horta (artista), Marco Rocha (jornalista) e Domingos Tavares (presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros), entre outros que se versam em como a ação climática toca na cultura, na informação, na redução do risco de desastre, na saúde humana, na mobilidade, na educação, na juventude, na proteção social e migrações e em tantas outras esferas do nosso dia-a-dia.
Mais que isso, com o aproximar da 29.ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que se realizará em Bacu no Azerbaijão de 11 a 22 de novembro próximo, o tema do financiamento climático é incontornável, pelo que contamos também com um artigo sobre o tema. E, como sempre, contamos com a participação de uma das alunas da Academia InfantoJuvenil para a Ação Climática.
Boas leituras!
Autoria
Inês Mourão,
Coordenadora do Programa Ação Climática