Newsletter 3 | Junho 2024

Toda a gente fala, mas o que é a COP? 

De 2011 a 2015, as negociações das Nações Unidas sobre as alterações climáticas foram conduzidas na Conferência das Partes sobre as Alterações Climáticas (COP), na Conferência das Partes na qualidade de Reunião das Partes no Protocolo de Quioto (CMP), nos Órgãos Subsidiários (SBs) e no Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre a Plataforma de Durban para uma Ação Reforçada (ADP), que foi criado para debater o novo quadro para além de 2020. Com o Acordo de Paris, foi criada a Conferência das Partes na qualidade de Reunião das Partes no Acordo de Paris (CMA), que se juntou à COP, à CMP e aos SBs e, após a conclusão da ADP, foi criado o Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre o Acordo de Paris (APA), que concluiu os seus trabalhos na CMA1 (adaptado de https://www.mofa.go.jp/ic/ch/page22e_000921.html)

De acordo com a versão de trabalho da estratégia de Cabo Verde para as negociações climáticas no biénio 2024-2025, a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC), adotada em 1992, estabeleceu um tratado ambiental internacional com o objetivo de “estabilizar as concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera a um nível que evite interferências antropogénicas perigosas no sistema climático”.  

Estruturas das Negociações das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas
Fonte: https://www.mofa.go.jp/ic/ch/page22e_000921.html 

O Acordo de Paris, adotado em 2015, representa um importante passo em frente para a mobilização de uma resposta global aos desafios das mudanças climáticas, tendo estabelecido três objetivos de longo prazo: 

  1. limitar o aumento da temperatura média global para bem abaixo dos 2,0°C e avançar nos esforços para limitar o aumento a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais;  
  1. aumentar a capacidade de adaptação aos impactos das mudanças climáticas; e  
  1. tornar todos os fluxos financeiros consistentes com trajetórias de desenvolvimento de baixas emissões e resilientes ao clima. 

A COP reúne os países signatários da UNFCCC, do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris e realiza-se anualmente com vista à mobilização dos países para firmarem acordos e assumirem compromissos para aumentarem a ambição e acelerarem a ação climática. 

A COP28 teve lugar de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, na Expo City, Dubai, sob a égide da Presidência dos Emirados Árabes Unidos e foi palco do primeiro Balanço Global (GST), o mecanismo de revisão da ambição climática global a cada cinco anos estabelecido pelo Acordo de Paris, tendo logrado alcançar conclusões importantes em matéria de mitigação, adaptação, perdas e danos e meios de implementação. 

A COP29 terá lugar em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro de 2024 e a COP30 terá lugar em Belém, no Brasil, de 10 a 21 de novembro de 2025. 

O que são então as COP, SB, CMA, etc.?

COP 
Conferência das Partes  
 Órgão supremo de decisão da UNFCCC. Todas as partes participam e analisam a aplicação da UNFCCC e tomam decisões. Reúne-se tipicamente uma vez por ano com alternância entre os vários continentes 
CMP
Conferência das Partes na qualidade de reunião das Partes no Protocolo de Quioto 
 Todas as partes do Protocolo de Quioto participam e analisam a aplicação do Protocolo e tomam decisões. A CMP realiza-se uma vez por ano. 
CMA 
Conferência das Partes na qualidade de Reunião das Partes no Acordo de Paris  
 Todas as partes do Acordo de Paris participam e analisam a aplicação do Acordo e tomam decisões. A CMA realiza-se uma vez por ano. 
SBs 
Órgãos Subsidiários 
 Existem dous Órgãos Subsidiários: (i) o de Aconselhamento Científico e Tecnológico (SBSTA) e (ii)  o de Implementação (SBI).  O SBSTA fornece informação e aconselhamento científico e tecnológico sobre a UNFCCC, o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris.  O SBI avalia e analisa a aplicação real da UNFCCC, do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris. Os SBs realizam-se duas vezes por ano, nomealemente em junho em Bona e depois com a COP 
APA 
Grupo de Trabalho Ad Hoc do Acordo de Paris 
 O APA foi um órgão subsidiário que foi criado após a adoção do Acordo de Paris para a entrada em vigor do mesmo e para a preparação da primeira reunião da CMA.  O APA discutiu as directrizes para a aplicação do Acordo de Paris e terminou a sua função quando a CMA1-3 foi encerrada em dezembro de 2018. 
ADP
Grupo de Trabalho Ad-Hoc sobre a Plataforma de Durban para uma Ação Reforçada 
O ADP é um órgão subsidiário que foi criado para (1) discutir o quadro que será aplicado a todos os países a partir de 2020 e (2) discutir o reforço da ambição de atenuação até 2020. O ADP terminou a sua função na COP21 (final de 2015) quando o Acordo de Paris foi adotado.

Partilhar