Newsletter 2 | Maio 2024 | Samir Martins

Sociedade civil, o mar e a ação climática

A Rede de Conservação Ambiental de Cabo Verde –  TAOLA+ teve o seu primeiro encontro em abril com o objetivo de trocar experiências entre os membros e chegar a consensos sobre e realizar a primeira Assembleia Geral. Tendo em conta a relevância do tema, foi incluída uma sessão de capacitação sobre ação climática, para reforçar o conhecimento dos membros da Taola+ sobre clima e a sua relação com as suas atividades e cada vez mais ter a sociedade civil presente no desenvolvimento e implementação da política climática. 

Entre os dias 15 e 19 de abril de 2024, a Rede de Conservação Ambiental de Cabo Verde –  TAOLA+, promoveu o primeiro encontro anual da Rede, que decorreu em Porto Novo, ilha de Santo Antão, visando alcançar diversos objetivos em âmbito nacional, como a padronização da recolha de dados, campanhas de sensibilização, pesquisa social, capacitação de grupos diversos e realização da primeira assembleia geral da rede TAOLA+. 

Este evento contou com a presença de organizações não governamentais (ONGs) de todas as ilhas cabo-verdianas, instituições do estado e parceiros/financiadores internacionais. Todas estas dedicadas à preservação do meio ambiente e biodiversidade, proporcionando uma oportunidade única para a apresentação de resultados nacionais, conexões significativas e compartilhamento de conhecimento. 

A programação incluiu uma série de atividades relevantes para a conservação ambiental no país, como a apresentação dos resultados nacionais sobre a campanha de proteção das tartarugas marinhas 2023 pela Direção Nacional do Ambiente (DNA) e ONGs, um workshop para identificação de lacunas em capacitação, a apresentação do artigo “sobre a abundância de ninhos de tartaruga em Cabo Verde” e o resultado do Estudo “Melhoria do conhecimento e capacidade nacional para combater o comércio ilegal de carne de tartarugas marinhas”. A agenda também abordou a caça ilegal de Tartarugas Marinhas, o envolvimento das comunidades locais e a realização da primeira assembleia geral da Rede TAOLA+.

Formação Ação Climática 

Dento da agenda, houve espaço para uma capacitação com objetivo fornecer aos participantes informações e estratégias relacionadas à ação climática, a nossa capacidade de resiliência e destacando a importância de estarmos todos unidos na conservação das tartarugas marinhas no contexto das mudanças climáticas. 

Durante essa sessão muito dinâmica, os participantes puderam aprofundar seu conhecimento sobre o tema e discutir maneiras práticas de incorporar ações climáticas em seus projetos de conservação das tartarugas marinhas. 

Autoria

Samir Martins
Presidente Taola+

Partilhar