Programa de Água e Saneamento em análise em Praia

O Programa Água e Saneamento, financiado pela Cooperação Luxemburguesa para o período 2021-2025, e avaliado em 18 milhões de euros, esteve em análise na Praia, na 3.ª reunião do Comité de Pilotagem.

O Programa foi desenvolvido com uma abordagem pragmática e focada nas necessidades prioritárias de Cabo Verde, e com vista à resolução dos problemas de forma eficaz. O comité responsável pela análise e aprovação do programa delineou um plano de trabalho cujo objetivo é fortalecer a eficiência operacional das empresas municipais e consolidar a governança e segmento do setor de água e saneamento em Cabo Verde.

Durante as discussões, ficou evidente o compromisso de Luxemburgo em continuar a apoiar as iniciativas do Programa, com especial atenção para os primeiros passos das atividades nas águas de Santo Antão e São Nicolau. De entre os vários investimentos, destacam-se ainda a conclusão e operacionalização da primeira dessalinizadora solar na Ilha Brava, que constitui um compromisso significativo com a transição energética no país. Este projeto vem dar resposta aos desafios de falta de água e à sua relação direta com a saúde pública.

Além disso, foi mencionada a implementação de práticas de economia circular baseada no aproveitamento de águas residuais em Tarrafal, Ilha de Santiago. Este projeto contribuirá para o aumento dos afluentes e da qualidade dos seus recursos hídricos. Um financiamento adicional da Hungria permitirá ainda educar para a sua boa aplicação na agricultura.

A melhoria da qualidade de vida das populações graças a estes apoios internacionais foi reconhecido através desta cerimónia, que contou com os principais representantes da nação cabo-verdeana e dos representantes da Cooperação Luxemburguesa.

Ver o vídeo aqui.

Fonte:Jornal da Noite”, RTC – Rádio Televisão Cabo-verdiana

Partilhar