Hoje, 55% da população mundial vive em áreas urbanas. Em 2050, espera-se que esta percentagem aumente para 68%. As áreas urbanas são os principais contribuintes para as alterações climáticas, sendo responsáveis por 70% das emissões de CO2. As mudanças climáticas, a poluição ambiental e as catástrofes naturais e provocadas pela Humanidade afetam desproporcionalmente as cidades devido à elevada densidade populacional. É essencial enfrentar estes desafios através de abordagens integradas para garantir o desenvolvimento urbano sustentável, especialmente nos países de baixo rendimento, onde se prevê que o ritmo de urbanização seja mais rápido.
A Cimeira de Cidades e Regiões UNEA-6 é um evento associado à Sexta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-6), que já vai na 3.ª edição (a primeira foi organizada durante a UNEA-4 em 2019). Reúne autarcas e outros representantes de cidades e regiões de todo o mundo para um diálogo colaborativo sobre as questões prementes das alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição.
Esta 3.ª edição da Cimeira irá contribuir para as deliberações da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Apresentará exemplos concretos de cidades e regiões que apoiam os seus Governos nacionais na consecução dos ODS e dos objetivos dos AAM – Acordos Ambientais Multilaterais. Esta Cimeira centrar-se-á em duas questões-chave relativas ao envolvimento das cidades e regiões: (1) reforçar a governação multinível (GML) para alcançar os ODS e os objetivos dos AAM; e (2) fundos e financiamento para acelerar as ações climáticas e ambientais locais. A Cimeira será organizada em duas sessões temáticas.
Terá lugar na sede do PNUMA, Sala de Conferências 3.
Possível participação online (link Zoom fornecido aos participantes registados).
Organizadores: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), UN-Habitat, UrbanShift World Resources Institute, C40 Cities, ICLEI