Fórum Nacional da Juventude 2025: 300 jovens mobilizados para acelerar a ação climática em Cabo Verde

Dois dias de debates, oficinas e mentoria reforçam o papel da juventude cabo-verdiana na construção de comunidades resilientes e sustentáveis, com apoio do Programa Ação Climática. 

Inês Mourão
Nuno Ribeiro
Loriana Monteiro 

Cabo Verde tem uma população residente maioritariamente jovem, com mais de 30% da população de Cabo Verde tem entre 18 e 35 anos. Esta é a força jovem que pode impulsionar inovação, criatividade e ação para enfrentar os desafios climáticos. Essa energia ficou evidente no Fórum Nacional da Juventude, realizado na cidade da Praia nos dias 20 e 21 de novembro de 2025, com a participação de cerca de 300 jovens provenientes de todas as ilhas habitadas do país. 

Organizado pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), este ano o evento integrou as questões climáticas, com apoio técnico e institucional do Programa Ação Climática, promovendo conhecimento, diálogo e soluções práticas para adaptação e mitigação das mudanças climáticas. 

O Fórum da Juventude é um espaço estratégico de diálogo e participação ativa, no qual jovens de diferentes ilhas se reúnem para debater desafios e propor soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável. Estes eventos são organizados anualmente, com duas edições regionais, uma no Barlavento e uma no Sotavento, onde são preparados jovens para serem selecionados com vista à sua participação no Fórum Nacional.   

Os Fóruns têm como principais objetivos: 

  • Fortalecer a voz da juventude nas políticas públicas
  • Promover a educação ambiental
  • Incentivar a liderança jovem
  • Criar redes de colaboração para enfrentar as mudanças climáticas

Organizados pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) com apoio do Escritório Conjunto das Nações Unidas, estes eventos são espaços estratégicos de diálogo e participação ativa. Ao integrar oficinas práticas, sessões de mentoria e debates temáticos, os fóruns contribuem para capacitar os jovens como agentes de mudança, alinhando as suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Papel do Programa Ação Climática no Fórum Nacional da Juventude 2025 
DESAFIOS PRESENTES E CONSTRUINDO O FUTURO PARA OS JOVENS 

A group of people standing on a staircase

Description automatically generated

Créditos da foto:
Programa Ação Climática

O Programa Ação Climática tem vindo a trabalhar com o IDJ com o objetivo de apoiar a integração da ação climática e aumento da literacia usando o desporto e a juventude como fator de mudança. No âmbito dessa colaboração, o Programa desempenhou um papel fundamental na conceção e dinamização das atividades do Fórum deste ano. A equipa do Programa: Apoiou a definição da agenda técnica, garantindo alinhamento com as prioridades nacionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 13 – Ação ClimáticaFacilitou sessões estratégicas, incluindo apresentações e oficinas práticas; Prestou mentoria aos jovens, orientando-os na elaboração de propostas inovadoras para comunidades resilientes. 

Este apoio reforça o compromisso do Programa em empoderar os jovens cabo-verdianoscomo agentes de transformação, promovendo soluções concretas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. 

Destaques da participação do Programa Ação Climática no Fórum 

Primeiro dia – Painéis e Reflexões 

No Painel 2, o tema “Juventude e Clima: Como fazer a diferença AGORA” trouxe uma reflexão sobre o papel ativo dos jovens na construção de comunidades resilientes e sustentáveis. A sessão destacou a urgência da ação climática e a importância da participação cívica para acelerar mudanças. 

Segundo dia – Oficinas e Mentoria 

A oficina “Clima em 60”: A voz da juventude” desafiou os participantes a criar conteúdos audiovisuais sobre temas cruciais como ação climática, oceanos, biodiversidade, água, migrações e florestas. Foram fornecidos guiões e orientações técnicas para transformar ideias em mensagens impactantes. 

Além disso, os jovens receberam mentoria especializada, com apoio direto do Programa Ação Climática, para desenvolver propostas concretas no âmbito da sessão Parlamentar para a Bancada 2, Jovens pelo Clima: como ser parte da Mudança? , incluindo soluções inovadoras como: 

  • Comunidades verdes com árvores frutíferas; 
  • Sistemas de rega eficiente; e 
  • Captação de água do nevoeiro. 

Créditos da foto: Inês Mourão, Programa Ação Climática  

Impacto e Significado 

O Fórum consolidou-se como um espaço de participação cívica, capacitação técnica e inovação social, reforçando o papel da juventude na concretização do ODS 13 – Ação Climática. Ao fortalecer a literacia climática dos participantes, o evento contribuiu para que os jovens compreendessem melhor os desafios e oportunidades da ação climática.  

“Foi muito positivo ver a ação climática em destaque no Fórum Nacional de Juventude. Gostei de ouvir e compreender mais sobre o tema, sobretudo pela forma dinâmica, clara e envolvente com que foi apresentado. A participação dos jovens e o formato da discussão mostraram o quanto este assunto é urgente e relevante para a nossa geração.” 

Elvis Alves Andrade, Presidente to Parlamento Juvenil 

A criação de redes de colaboração e projetos inovadores demonstra que os jovens cabo-verdianos são verdadeiros motores de transformação, capazes de contribuir para o avanço das metas nacionais definidas na contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). O envolvimento do Programa Ação Climática garante que estas iniciativas não terminem no Fórum, mas evoluam para projetos concretos, com acompanhamento técnico e integração nas estratégias nacionais de adaptação e mitigação, que se materializarão na Academia da Juventude e da Ação Climática que ocorrerá no Mindelo, em São Vicente, de 1 a 3 de dezembro.  

Juntos, podemos acelerar soluções para um futuro mais sustentável. 

 
O mote Explora, Aprende, Lidera apoia a juventude no seu esforço para enfrentar os desafios climáticos e construir comunidades resilientes. 

O futuro é AGORA. 

Partilhar