Cabo Verde Ocean Week 2025: o clima como eixo estratégico da economia azul

Mais de 99% do território de Cabo Verde é oceano. Cerca de 70% da água que bebemos vem do mar. Perto de 55% da proteína que consumimos tem origem marinha. E os impactos das mudancas climáticas já se fazem sentir nas nossas águas.  

É neste contexto que decorreu, de 2 e 7 de novembro, a oitava edição da Cabo Verde Ocean Week, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente. Este encontro nacional e internacional reuniu especialistas, decisores, investigadores e comunidades para debater economia azul, sustentabilidade marinha e ação climática

  1. Painéis e Momentos-Chave da Ocean Week 
    • Painel IV – Cooperação nacional e internacional para a proteção e partilha justa dos recursos marinhos 
      Debateu o Tratado de Alto Mar (BBNJ), pesca sustentável, combate à pesca ilegal e sistemas de transparência. Destaque para a apresentação do projeto Bioindicadores da Resiliência Climática, que despertou grande interesse pela sua relevância científica e comunitária. 
    • Painel V – Formação, Tecnologia e Inovação Digital 
      Moderado pela Coordenadora Técnica o Programa Ação Climática, Inês Mourão,este painel destacou a importância da capacitação profissional e da inovação tecnológica para a economia azul, incluindo propostas como o Mestrado em Economia Azul e Circular. 
    • Painel VI – Avaliação de Stocks: Metodologias e Desafios 
      Apresentou metodologias para gestão sustentável da pesca e reforçou a necessidade de cooperação científica regional.
  2. A participação do Programa Ação Climática 
    O Programa Ação Climática marcou presença com os seus parceiros, colegas e amigos para apresentar dois projetos emblemáticos: 
    • Bioindicadores da Resiliência Climática, que utiliza organismos marinhos para avaliar a saúde climática das zonas costeiras; 
    • Mosteiros Resiliente, iniciativa que promove pesca sustentável e valoriza os recursos marinhos, envolvendo diretamente as comunidades locais. 

Além disso, tivemos a honra de moderar o Painel V – Formação, Tecnologia e Inovação Digital: O papel do Campus do Mar na capacitação integrada para o setor do mar, que reuniu vozes nacionais e internacionais para refletir sobre como a formação técnica e superior, a inovação tecnológica e a digitalização podem transformar a economia azul em Cabo Verde. 

Mais que isso, a equipa aproveitou o momento, para realizar reuniões com a ENAPOR e o IMar, discutindo projetos como a Proteção contra Derrocadas na Furna e integração da Casa do Clima na Gare Marítima, para reforçar a resiliência costeira e promover literacia climática e o projetos supramencionados.  

Cabo Verde é mar. E transformar este recurso em conhecimento, inovação e desenvolvimento sustentável é essencial para garantir um futuro resiliente. Eventos como a Ocean Week reforçam a integração entre ciência, tecnologia e comunidades, posicionando Cabo Verde como referência na governança oceânica e na diplomacia climática. 

Juntos, podemos explorar como transformar o nosso maior recurso; o mar; em soluções para a ação climática. 

Partilhar