O concurso “Repórteres do Futuro” é uma iniciativa da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, em parceria com a Direção Nacional da Educação, a Direção Nacional do Ambiente, a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), a Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) e o Programa Ação Climática. Esta iniciativa visa estimular a investigação jornalística entre os estudantes do ensino secundário.
Face à crescente relevância global das questões ambientais e climáticas, especialmente para um arquipélago vulnerável como Cabo Verde, capacitar os jovens para serem agentes de mudança nas suas comunidades é crucial.
Esta iniciativa promove a cidadania ativa, sensibilizando os jovens para temas ligados ao desenvolvimento sustentável e desenvolvendo competências em comunicação eficaz. Cada edição será centrada num tema relacionado com a construção de um futuro sustentável. A primeira edição abordará a Ação Climática, inspirada no Manifesto das crianças e adolescentes de Cabo Verde pelo nosso Planeta, resultante da sessão extraordinária do Parlamento Infantojuvenil sobre os direitos da criança e a ação climática.
Nesta edição, os alunos serão desafiados a investigar e interpretar questões climáticas locais, como verdadeiros jornalistas, reforçando os seus conhecimentos nesta área, assim como em novas tecnologias e técnicas de comunicação. Adicionalmente, irão desenvolver competências em cidadania, iniciativa individual, trabalho em equipa, análise crítica, responsabilidade social e liderança.