Governo de Cabo Verde apresenta Portal do Clima como instrumento de sensibilização sobre as mudanças climáticas 

O Governo de Cabo Verde apresentou no dia 16 de janeiro o Portal do Clima, um instrumento inovador no país que centraliza toda a informação produzida a nível nacional sobre mudanças climáticas, e que inclui também referências de relevância à escala internacional. Este projeto, apoiado pelo Fundo de Ajuda e Desenvolvimento de Luxemburgo, e desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, pretende educar para as mudanças climáticas, integrando uma Climateca (que, como o nome sugere, é uma biblioteca de conteúdos e recursos relacionados com o clima). 

O Portal do Clima (portaldoclima.gov.cv), apresentado por Ethel Rodrigues, diretora nacional do Ambiente, dirige-se e é acessível a todos: tanto à sociedade civil como a governantes; tanto a adultos como a jovens. 

O lançamento do portal contou com a presença de várias entidades e representantes de diversos países, com destaque para a Cooperação Luxemburguesa, que apoia a governança e a Ação Climática em Cabo Verde.  

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, declarou durante o lançamento do portal que “a nossa emissão é pequena, mas cada país tem de fazer a sua parte”. Adiantou que este ano será levada a Parlamento a Lei de Bases do Clima, refletindo a preocupação do país em contribuir de forma positiva para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e contribuir para a adaptação. Esta lei não só regula todo o sistema de operações de Cabo Verde, garantindo práticas mais sustentáveis em todos os setores, como representa um compromisso político assumido em cumprir com os objetivos estabelecidos nacional e internacionalmente.  

Fonte: “Governo apresenta o Portal do Clima de Cabo Verde como instrumento de sensibilização sobre as mudanças climáticas (rtc.cv)”  

Partilhar