Semana cívica: tema ação climática marca o início do ano letivo 2023/2024 em Cabo Verde

Em comunicado, a instituição explica que o tema escolhido tem como “grande objetivo” sensibilizar toda a comunidade educativa sobre a importância deste assunto, destacando que “há uma baixa perceção” da sociedade cabo-verdiana sobre as causas e consequências das mudanças climáticas e o que o Governo e a sociedade estão a fazer para fazer face aos desafios postos por uma realidade com riscos aumentados para a biodiversidade, os ecossistemas, a sociedade e a economia do país.

Para aumentar essa consciência, o documento esclarece que já foi planeado um conjunto de actividades com diversos materiais que visam apoiar os professores, educadores, monitores e orientadores na “produção e disseminação de informação relevante” sobre a ação climática em Cabo Verde.

Para que seja percebido o efeito dessa formação, a mesma fonte lembra aos professores, educadores, monitores e orientadores que é preciso que façam o teste de conhecimento sobre ação climática disponibilizado na página da Ação Climática que é acessível a partir do “Teste Ação Climática”.

A Ação Climática é o décimo terceiro objetivo da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030. Isto significa que as nações que adotaram este plano de ação global da Organização das Nações Unidas (ONU) precisam de implementar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos até ao ano de 2030. Estas medidas entraram em vigor a 01 de Janeiro de 2016, ou seja, são 15 anos para o cumprimento deste ODS.

Fonte: Inforpress

Partilhar